www.gutembergmoura.com.br

10/10/2018 - 09:21

Quase 80 candidatos não apresentaram prestação de contas parcial, diz TRE-RN

Natal - O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN) contabiliza 76 candidatos omissos ante o dever legal de encaminhamento da prestação de contas parcial de campanha com a conclusão do primeiro turno das Eleições 2018.

De acordo com o tribunal, a Secretaria Jurídica do TRE-RN recebeu o registro de 512 candidaturas, sendo 08 relativos ao cargo de governador, 08 ao cargo de vice-governador, 15 ao cargo de senador, 15 ao cargo de 1º suplente de senador, 15 ao cargo de 2º suplente de senador, 121 ao cargo de deputado federal e 330 ao cargo de deputado estadual.

Os inadimplentes somam 76 candidatos, sendo 01 ao cargo de governador, 01 ao de vice-governador, 03 ao cargo de senador, 03 ao de 1º suplente de senador, 03 ao de 2º suplente de senador, 20 ao de deputado federal e 45 ao de deputado estadual.

A omissão da entrega da prestação de contas parcial, nos termos da legislação, caracteriza-se como uma falha grave, que pode vir a comprometer a regularidade da prestação final, por impedir a transparência que deve nortear os atos de campanha, retirando da sociedade o direito ao exercício do controle social.

É importante ressaltar que todos os que requereram o registro de candidatura devem prestar contas à Justiça Eleitoral, até mesmo os que obtiveram indeferimento, renunciaram, desistiram ou foram substituídos. (Fonte: Secom TRE-RN)

Imprimir esta matéria