www.gutembergmoura.com.br

01/10/2018 - 12:47

Festa da Liberdade 2018 foi encerrada em grande estiço com cortejo cultural

A data de 30 de setembro é o Dia da Liberdade para Mossoró, pois lembra a atitude corajosa de libertação dos escravos existentes no município, cinco anos antes da Lei Áurea ser assinada. Por isso, todos os anos nesta data, a cidade revive não só este feito, mas toda uma história que envolve fatos marcantes no passado e no presente. Essas histórias são vividas no Cortejo Cultural da Liberdade, que envolve pessoas de diversos segmentos na Avenida Rio Branco, num desfile militar, cívico e cultural.

O tradicional desfile trouxe para a avenida o Tiro de Guerra, Serviço Móvel de Urgência (SAMU), escoteiros, policiais, bombeiros, além de servidores públicos municipais, escolas públicas e particulares da cidade, entre outros. “Mossoró é uma cidade que respira cultura e a reunião de tantas famílias aqui no Corredor Cultural, para assistir ao desfile mostra que o povo de Mossoró reconhece os feitos do passado e do presente”, destacou a prefeita Rosalba Ciarlini.

O ponto alto do Cortejo foi a demonstração dos quatro atos que compõem o Auto da Liberdade, com alas que representavam o Motim das Mulheres, a Resistência ao Bando de Lampião, o Primeiro Voto Feminino e a Abolição da Escravatura. Os atos foram representados na avenida em 24 alas, com participação de alunos de escolas municipais e jovens atendidos pelos equipamentos sociais do município, com cerca de 700 participantes.

Imprimir esta matéria