www.gutembergmoura.com.br

01/11/2017 - 10:17

RN se aproxima de 100 mil MEIs, sendo mais de 8 mil em Mossoró, diz SEBRAE

Natal - O Rio Grande do Norte já se aproxima de 100 mil Microempreendedor Individual (MEIs). A categoria que é porta de entrada para profissionais autônomos passarem à condição de pessoa jurídica. O modelo de empresas o Microempreendedor Individual (MEI) completa nove anos com mais de 7,5 milhões de trabalhadores formalizados no Brasil, segundo dados do Portal do Empreendedor. 

No Rio Grande do Norte, segundo o Sebrae, essa figura jurídica já soma mais da metade (63%) das empresas optantes pelo Simples Nacional, o regime simplificado de arrecadação fiscal. São quase 100 mil negócios registrados como MEI do total de 156.381 empresas inseridas no Simples.

A maior concentração de formalizações está na capital potiguar, que detém 35,6% de todos os MEIs do estado. A quantidade de negócios enquadrados nessa figura jurídica na cidade de Parnamirim já ultrapassa o número de microempreendedores mossoroenses. Ao todo, estão registradas 9.453 empresas em Parnamirim, enquanto Mossoró, 8.044 pequenos negócios.

O processo de formalização do Microempreendedor Individual é rápido e pode ser feito de forma gratuita no Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br), no campo Formalize-se. 
O teto de faturamento atual é de R$ 60 mil por ano,as passará ao limite de R$ 80 mil em 2018 graças ao esforço do Sebrae em aprovar o projeto de lei denominado Crescer Sem Medo. 

A lei vai permitir a partir de 2018 o enquadramento como MEI do empreendedor da área rural com atividades de industrialização, comercialização ou prestação de serviços.

Imprimir esta matéria