• Blog
  • Perfil
  • Política
  • Gerais
  • Imagens
  • Contato
Enquete


Nenhuma enquete.

Buscar
21.07
15:44

Beto Rosado:“O radicalismo ideológico atrasa desenvolvimento do Estado”

No “Cafezinho com César Santos – Portal de Fato.com", o deputado federal Beto Rosado (PP) abre o jogo e fala sobre diversos temas. Diz, entre outras coisas, que o radicalismo ideológico atrasa o Rio Grande do Norte.

Na entrevista ao jornalista César Santos, publicada neste fim de semana, Beto Rosado defende o seu voto a favor da PEC que altera o sistema previdenciário brasileiro e lamenta a postura da governadora Fátima Bezerra (PT) nesse debate. Sobre sucessão municipal, ele que o nome da prefeita Rosalba Ciarlini (PP) tem plenas condições de ser colocado novamente na disputa.
 
Beto disse que cumpriu a palavra de votar contra o texto original da reforma, enviada à Câmara pelo governo. 

_Eu disse aqui que votaria contra o texto original que havia sido enviado pelo Executivo ao Congresso Nacional. Aquele texto traria prejuízos a nossa sociedade, principalmente aos mais carentes. Nós sabemos que após esse projeto chegar à Câmara, passou pela CCJ, comissão da qual eu faço parte, entrou na Comissão Especial, onde foram discutidas as questões mais técnicas, nesse momento foi quando o Parlamento se debruçou sobre o projeto. Naquele momento ali, nós parlamentares, que estamos sempre nas nossas bases, nos nossos estados, conversamos com muitas entidades, eu, por exemplo, discuti muito com sindicatos, diversas classes e encontramos no projeto um prejuízo enorme que seria causado aos Municípios, se fosse mudada, por exemplo, a aposentadoria rural, o BPC. Nós sabemos que os recursos que os Municípios têm para garantir o funcionamento dos equipamentos, dos serviços de saúde, educação, segurança, partem naturalmente do FPM, mas muito mais dinheiro circula dentro dos pequenos municípios a partir dessas aposentadorias que nós temos de trabalhadores rurais, de assistidos do BPC, então quando a Câmara retirou esses pontos, ela já deixou a reforma quase que 70% ok para o entendimento no Congresso. Ainda existiam algumas questões de algumas classes que foram também discutidas e alteradas.

O parlamentar questionou a falta de diálogo da governadora Fátima Bezerra.

_ Se a governadora não sentar-se à mesa com a equipe técnica para discutir o futuro do Rio Grande do Norte, esse Estado estará quebrado, diferente da União, que emite papel, se endivida, o RN tem mais dificuldades de fazer esse tipo de operação. O Estado, se ficar mais tempo nesse prejuízo que nós estamos, estará quebrado, não tem o que se fazer. A governadora, até hoje, tem se negado a discutir, não vai a Brasília conversar com o Governo Federal, porque existe na cabeça dela uma ideologia completamente diferente da do presidente, isso inviabiliza o diálogo, não é esse o caminho que o Rio Grande do Norte deve tomar, o RN deve entrar nessas discussões. Estados vizinhos nossos, cito como exemplo o Ceará, é completamente diferente do Rio Grande do Norte, com muito desenvolvimento, com infraestrutura bem organizada, e o nosso RN é muito mais bonito, tem muito mais recursos naturais, tinha muito mais condições de ser administrado, organizado, porque é um estado com menor número de habitantes, mas nós estamos aqui sempre caindo nesse radicalismo ideológico que atrasa o desenvolvimento do nosso estado.

Quanto a sucessão, o deputado Beto Rosado avalia que o processo “corre muito bem” para o seu grupo político. E diz...

_Corre muito bem (o processo sucessório), no sentido de que a Prefeitura de Mossoró tem feito o dever de casa, com os ajustes necessários. Quando a nossa prefeita assumiu, diminuiu pela metade o número de comissionados para que o Município tivesse uma saúde financeira, conseguiu colocar em dia os salários atrasados da gestão anterior, organizou a cidade, fez agora um Cidade Junina bem acima da média, tem feito um trabalho para retomar o desenvolvimento da cidade, e eu sou parceiro disso. Estamos discutindo também a questão dos poços maduros, que tem uma empresa da Bahia que quer explorar esses campos, e isso vai trazer um novo momento para a indústria do petróleo na região. Cito aqui as lutas que a gente travou lá em Brasília, vitórias tão sonhadas como a do decreto do sal. Mossoró respira esse desenvolvimento. Cito também a fruticultura, que nós conseguimos iniciar efetivamente um diálogo com a China para que o mercado de lá seja aberto e possamos aumentar a nossa exploração, que temos esse potencial, então acho que a cidade está caminhando para entrar nos eixos novamente. Nós tivemos anos áureos, infelizmente entramos em declínio, mas tenho a perspectiva e o sonho que a gente está entrando numa ascendente para o município se desenvolver, e a sociedade vê isso, vai sentir isso nos próximos anos, e isso é um facilitador para qualquer político que está no cargo. Se a atual prefeita de Mossoró, nossa colega progressista, tiver interesse em concorrer, acho que ela estará em um momento muito bom da sua vida pública.
19.07
15:21

PF coordenará força-tarefa que atuará no combate ao crime organizado no Estado

RN e União firmam acordo de cooperação técnica para ação

O Governo do Estado e o Governo Federal, através da Polícia Federal (instituição do Ministério da Justiça), vão trabalhar em conjunto no combate ao crime organizado no Rio Grande do Norte. O principal ponto do acordo de cooperação técnica é a criação de uma força-tarefa para o enfrentamento às organizações criminosas.

O termo foi assinado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), e a Superintendência da Polícia Federal no RN

A força-tarefa agirá no combate a diversos crimes no RN, desde o tráfico de drogas nacional e internacional até a lavagem de dinheiro, com uma ação conjunta envolvendo as polícias Militar e Civil sob a coordenação da Polícia Federal. 

O modelo de força-tarefa é pioneiro no Brasil e faz parte do esforço da União e Estados no combate ao crime organizado. A parceria tem vigência oficial de cinco anos, contados a partir da publicação no Diário Oficial da União.
19.07
15:02

Previ Mossoró é destaque em revista especializada como modelo de gestão

A gestão e as iniciativas voltadas aos aposentados e pensionistas de Mossoró por meio do PREVI foram destacadas na Revista RPPS do Brasil. A publicação aborda exclusivamente temas sobre os regimes próprios de previdência do país, enfatizando os casos de sucesso.

O PREVI Mossoró é apontado como modelo de gestão. “Gerido de forma responsável, o PREVI conta com Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) em dia, conquistado por vias regulares”, mostra.

Além disso, são destacadas as ações sociais, a exemplo do Viver Melhor. “O Viver Melhor contempla áreas como cultura, esporte e diversão, quando são reunidos, em média, de 300 a 400 aposentados e pensionistas, preservando os valores, tradições e datas comemorativas”, cita a publicação.

O PREVI conta com 5.021 contribuintes ativos, amparando, em oito anos, 740 aposentados e pensionistas. O patrimônio líquido do instituto é de cerca de R$ 80 milhões.
19.07
09:38

Governo do RN vai nomear 57 novos agentes penitenciários concursados

O Governo do Estado vai nomear até o final deste mês 57 novos agentes penitenciários concursados. 

Os agentes concluíram o curso de formação e estão aptos a assumir as funções. 

Outra turma de aprovados no concurso público iniciou o treinamento para assumir as funções. Segundo o governo, a previsão é que mais 65 agentes penitenciários sejam nomeados nos próximos meses.
18.07
22:26

Morre o ex-vereador Chico Borges

Aos  86 anos, morreu  no início da noite desta quinta-feira (18) o ex-vereador mossoroense Francisco Silmar da Silveira Borges. Ele estava internado no Hospital Wilson Rosado, tratando de complicações pulmonares.

Chico Borges, como era conhecido popularmente, cumpriu três mandatos na Câmara Municipal de Mossoró entre as décadas de 1983/2000. Ele chegou a presidir a Casa no biênio 1991/1992. Também fez parte da composição de vereadores que promulgaram a Lei Orgânica de Mossoró (LOM), em 1989.

A última vez que ele tentou novo mandato de vereador foi nas eleições de 2000, mas não conseguiu a reeleição.

Com atuação política no rosalbismo, grupo da prefeita Rosalba Ciarlini (PP), Chico Borges se destacou na linha da frente das campanhas eleitorais e em defesa do governo no plenário da Câmara Municipal.

Filho de Joaquim da Silveira Borges, que foi vice-prefeito Mossoró, Chico Borges era casado com Dona Zuíla, com quem teve três filhos: o médico urologista Joaquim Borges da Silveira Neto, Borges Júnior e Armanda Borges.

A família informa que o corpo será velado a partir das 22h30 na Capela de São Vicente, no centro da cidade; e o enterro ocorrerá nesta sexta-feira (19), às 16h, no Cemitério São Sebastião. (Blog do Ismael Souza)
18.07
09:56

Prefeitura de Mossoró valoriza inclusão e capacita agentes de saúde em Libras

Uma ação importante e inédita no município. A Prefeitura de Mossoró valoriza a inclusão para a comunidade surda e capacita agentes de saúde para atender a este público. Para tanto, 19 agentes foram capacitação em Libras.

Foram realizados 26 encontros, através de uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com o Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo (CAS).

Durante o curso, os agentes aprenderam conversação e interpretação dos sinais, estando aptos a mediar o contato do surdo com o profissional de saúde. Na última sexta-feira (12), os agentes comunitários de saúde receberam certificado de conclusão da capacitação em Libras.

A partir dessa iniciativa inédita na cidade, o público surdo que venha a precisar de um auxilio na rede municipal de saúde pode procurar uma das UBSs para atendimento. São 14 Unidades de Saúde, espalhadas pelos bairros.

Veja lista de UBSs:

UBS Dr. Aguinaldo Pereira (Vingt Rosado). UBS Sueldo Câmara (Quixabeirinha). UBS Caic (Carnaubal). UBS Dr. Lucas Benjamin (Abolição 3)UBS José Fernandes Melo (Lagoa do Mato). UBS Mário Lúcio de Medeiros (Alto da Pelonha)UBS Duclecio Antônio de Medeiros (Teimosos). UBS José Holanda (Dom Jaime Câmara)UBS Bernadete Bezerra de Souza (Liberdade 2). UBS Chico Porto (Ouro Negro). UBS Chico Costa (Santo Antônio). UBS José Leão (Alto da Conceição). UBS Sinharinha Borges (Barrocas). UBS Centro Clínico Evangélico (Centro).

18.07
09:42

Vaticano adota coleta seletiva de lixo e proíbe a venda de plástico descartável

Igreja Católica e sua política ecologicamente correta

Roma – Uma Igreja ecologicamente correta. Assim é o que se pode considerar da determinação do Papa Francisco com relação ao papel ambiental da Igreja Católica.

Animado pelo impulso da Encíclica ‘Laudato si’ do Papa Francisco, o Vaticano avança em direção a altos percentuais de coleta seletiva de lixo.

A venda de plástico descartável já foi proibida no Vaticano. Assim, quando terminar o estoque, até o final do ano, a Cidade Estado estará livre do plástico. 

Além disso, o Vaticano alcançou um alto grau de reciclagem: 55% dos resíduos são de fato diferenciados, com o objetivo de atingir 70-75% em três anos.
18.07
09:35

Alíquota do IR poderá cair para 25% como propõe presidente Bolsonaro

Brasília - O presidente Jair Bolsonaro anuncia que o governo vai trabalhar por uma reforma tributária mexendo apenas em impostos federais, com perspectiva de redução da carga tributária ao longo dos anos. Uma das mudanças seria a redução da alíquota máxima do imposto de renda (IR) para 25%. 

Atualmente, pessoas físicas pagam até 27,5% e pessoas jurídicas, como empresas, pagam até 34% de IR. Outra ideia do governo é unificar impostos e contribuições federais, como PIS, Cofins, IPI e IOF, em um imposto único.    

Bolsonaro disse que esta semana devem ser anunciadas novas regras para saques de contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). "É uma pequena injeção na economia e é bem-vindo isso daí, porque começa a economia, segundo os especialistas, a dar sinais de recuperação", disse ele.
17.07
16:47

Prefeitura de Areia Branca “dribla” crise e firma contrato "gordo" com rádio FM

Embora esteja com os salários dos servidores atrasados em 7 meses, conforme informação que circula nos meios sociais, a Prefeitura de Areia Branca, região salineira potiguar, parece estar “nadando em dinheiro”. 

É o que se pode concluir do “milionário” contrato assinado entre o Poder Público Municipal e a FM Costa Branca LTDA – ME, empresa controladora da rádio FM local.

O valor do contrato, entre a PMAB e a FM Costa Branca, emissora pertencente ao advogado mossoroense Paulo Linhares, é da ordem de R$ 849.984,95.  Bem próximo a R$ 1 milhão.

Uma “bolada” bem  robusta para os padrões financeiros da Prefeitura de Areia Branca, avaliam os críticos da administração municipal.

Um “registro” de preço para divulgação de matérias institucionais, eventos, comunicados, editais, campanhas educativas, entre outras informações de interesse da municipalidade, conforme os termos do referido contrato.
17.07
13:20

Progrado do Leite do Governo do RN está sob a mira do Ministério Público

O Ministério Público, por meio da 49ª Promotoria de Justiça, abriu inquérito civil objetivando apurar possíveis irregularidades no Programa do Leite Potiguar – PLP, do Governo do Estado.

A investigação do MPE  se concentrará em possíveis falhas no controle da salubridade dos pontos de distribuição, bem como quanto à regularidade, frequência e observância do local de entrega do Leite Potiguar pelos laticínios contratados para a sua pasteurização, envasamento e distribuição.

A Secretaria de Estado, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS) é a responsável pelo Programa. (Blog do Heitor Gregório/TN)

© 2009 Gutemberg Moura - A notícia com credibilidade. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Micael Melo