• Blog
  • Perfil
  • Política
  • Gerais
  • Imagens
  • Contato
Enquete


Nenhuma enquete.

Buscar
22.03
21:24

Comissão conclui estudos de demandas para concurso da Educação da PMM

Nesta sexta-feira, 22, a comissão designada para desenvolver estudo de demanda para a realização de concurso público para preenchimento de vagas para a Rede Municipal de Ensino concluiu todos os trabalhos. A comissão foi nomeada através de Portaria Nº 22/2018, publicada no Jornal Oficial de Mossoró (JOM), de 14 de novembro de 2018.

“O estudo de demanda para a realização de concurso público foi iniciado tão logo a portaria de criação de comissão foi publicada no JOM. Colhemos informações de cada Escola de Ensino Fundamental, e de cada Unidade de Educação Infantil, com a finalidade de conhecer a necessidade de professores em sala de aula e assim apresentar a demanda que precisa ser atendida com a realização do concurso”, disse Maria Augusta Maia Marques, presidente da comissão.

Na próxima segunda-feira, 25, a comissão entregará à secretária municipal de Educação, Magali Delfino, o levantamento contendo o déficit de professores na Educação Infantil, no Ensino Fundamental dos Anos Iniciais, de 1º ao 5º Ano, e Anos Finais, de 6º ao 9º Ano. Após esse procedimento a secretária de Educação apresenta a necessidade para a prefeita Rosalba Ciarlini.
13.03
15:13

Tragédia em SP: dois atiradores entram em escola, matam 8 e praticam suicídio

Polícia tem identificação dos assassinos, de 17 e 25 anos

São Paulo - (ATUALIZADA ÀS 15H) A polícia acaba de divulgar os nomes dos assassinos que mataram 8, sendo 4 adolescentes, na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, na Região Metropolitana de São Paulo.

São eles: Guilherme Taucci Monteiro, de 17 anos, e Luiz Henrique de Castro, de 25 anos. Os dois cometeram suicídio em seguida. Castro completaria 26 anos no próximo sábado.

Quatro dos mortos no local são alunos do ensino médio. Outros dois adolescentes foram socorridos, mas morreram no hospital. Duas das vítimas são funcionárias da escola. 

O ataque ocorreu por volta das 9h30 desta quarta-feira (13).
13.03
13:17

Brasil vai sediar Cúpula do Brics

Evento será em Brasília e tratará de diversos acordos

Brasília - Pela terceira vez, o Brasil vai sediar uma Cúpula do Brics (grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que está confirmada para 13 e 14 de novembro, em Brasília. 
Líderes e chanceleres dos cinco países participam do encontro. Em 2010, a runião ocorreu em Brasília e, em 2014, em Fortaleza.

Sob a presidência rotativa do Brasil, as prioridades do Brics se concentram em acordos de cooperação em ciência, tecnologia e inovação, incentivos para a economia digital, combate aos ilícitos transnacionais e financiamentos para atividades produtivas.

Antes da cúpula em novembro, haverá um encontro prévio em Osaka, no Japão, durante a Cúpula do G20 (que engloba as 20 maiores economias mundiais), em junho. 

Depois, em julho, os chanceleres do Brics se encontrarão no Rio de Janeiro e, em setembro, em Nova York, durante a reunião da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas. (Pela Agência Brasil)
13.03
08:01

Mossoró poderá contar com selo SISBI e ampliar mercado de produtos animais

O município se habilita a receber o selo de Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI). O assunto foi tratado numa reunião terça-feira (12) na sede da Prefeitura Municipal.

Realizada no Salão dos Grandes Atos, a reunião foi presidida pela prefeita Rosalba Ciarlini e contou com as presenças de representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), do Abatedouro Frigorífico Industrial de Mossoró (AFIM) e de pequenos produtores. 

Atualmente, Mossoró conta com o Selo de Inspeção Municipal (SIM), que proporciona aos produtores a comercialização dos produtos na cidade. Com o selo Sisbi, esses produtos poderão ser comercializados em todo o território brasileiro.

O Sisbi certifica empresas para a fabricação de produtos alimentícios de origem animal e venda em todo o Brasil.
13.03
07:42

Alern se instala em Mossoró para celebrar 167 anos de emancipação

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte se instalará em Mossoró nesta quarta-feira, dia 13. 

O legislativo estadual será transferido para o Teatro Lauro Monte Filho, em Mossoró, onde será realizada a Sessão Solene em comemoração aos 167 anos de emancipação política do município.

A data transcorre na próxima sexta-feira, dia 15.
13.03
07:38

STF decide hoje se Justiça Eleitoral poderá julgar crimes da Lava Jato

Brasília - O Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar às 14h de hoje (12) a competência da Justiça Eleitoral para conduzir inquéritos de investigados na Operação Lava Jato. Na sessão, a Corte vai definir se a competência para julgar crimes comuns conexos a crimes eleitorais é da Justiça Eleitoral ou Federal.

De acordo com procuradores da força-tarefa do Ministério Púbico Federal (MPF), o julgamento poderá ter efeito nas investigações e nos processos que estão em andamento no âmbito da operação em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Paraná. A punição prevista para crimes eleitorais é mais branda em relação aos crimes comuns.

De acordo com a força-tarefa da Lava Jato, um eventual resultado negativo para o MPF poderá "acabar com as investigações”. Segundo o procurador Deltan Dallagnol, o julgamento afetará o futuro dos processos da operação.

No entanto, ministros do STF consideram que os argumentos dos procuradores são extremados. Para o ministro Marco Aurélio, a decisão não terá grande impacto na investigação. "Não esvazia em nada a Lava Jato, é argumento extremado, que não cabe."

O plenário da Corte vai se manifestar sobre a questão diante do impasse que o assunto tem provocado nas duas turmas do tribunal.
12.03
14:47

Câmara aprova reajuste salarial de 3,75% para os servidores públicos de Mossoró

Projeto do Executivo foi aprovado na íntegra, nesta terça-feira, e atende demandas do funcionalismo municipal

Por 13 votos a 7, a Câmara Municipal de Mossoró aprovou, hoje (12), o Projeto de Lei Complementar do Executivo (PLCE) nº 138/2019, que reajusta em 3,75% o salário dos servidores da Prefeitura. A aprovação da matéria, que segue à sanção do Executivo, ocorreu em quatro etapas.

Começou com admissão do plenário, para que o projeto fosse apreciado em urgência especial. Isto é, com apresentação e votação, oral, dos pareceres das comissões temáticas já na sessão desta terça-feira, sem necessidade da tramitação normal, o que poderia levar semanas.

O segundo passo foi a votação de destaques ao projeto, apresentados por vereadores de oposição, com objetivo de ampliar o reajuste previsto no texto original para os servidores gerais, professores, agentes comunitários de saúde e de endemias. Os destaques foram rejeitados pela maioria.

Em seguida, o plenário aprovou os pareceres, favoráveis ao projeto, da Comissão de Constituição, Justiça e Redação; Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade; Comissão de Educação Cultura, Esporte e Lazer. O parecer Comissão de Saúde e Meio Ambiente, contrário, foi derrubado.

Assim, encaminhou-se à quarta e última etapa: votação do projeto em si, que recebeu votos favoráveis dos vereadores Alex Moacir (MDB), Aline Couto (sem partido), Didi de Arnor (PRTB), Emílio Ferreira (PSD), Flávio Tácito (PPL), Francisco Carlos (PP), Manoel Bezerra (PRTB), Maria das Malhas (PSD), Ricardo de Dodoca (PROS), Rondinelli Carlos (PMN), Sandra Rosado (PSDB), Tony Cabelos (PSD) e Zé Peixeiro (PTC).

Votaram contrários os vereadores Alex do Frango (PMB), Genilson Alves (PMN), Gilberto Diógenes (PT), João Gentil (sem partido), Ozaniel Mesquita (PR), Petras Vinícius (DEM) e Raério (PRB). A sessão reuniu dezenas de servidores públicos, que, de uma das galerias do plenário, reivindicavam a ampliação do reajuste previsto no PLCE nº 138/2019.
12.03
14:40

Sandra cobra do Estado pagamento de R$ 7,5 milhões de dívidas com LMECC

A vereadora Sandra Rosado (PSDB) protestou contra atrasos de pagamento do Governo do Estado à Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC), na sessão de hoje (12) da Câmara Municipal de Mossoró. Não há repasse há um ano, e a dívida chega a R$ 7,5 milhões.

Sandra lembra que cobrou atualização dos repasses à Liga durante todo o Governo Robinson Faria, e mantém a coerência ao fazer o mesmo na gestão Fátima Bezerra. E defendeu diálogo. “Temos a informação de que a Liga procurou o Estado, mas a conversa não avançou”, lamentou.

Preocupação - A situação, segundo ela, gera apreensão nos mais de 300 pacientes atendidos, através do Centro de Oncologia (antigo Hospital Santa Luzia) e do Hospital da Solidariedade, com radioterapia, quimioterapia e cirurgias. O receio é que o atendimento seja novamente interrompido.
12.03
09:47

Polícia prende no Rio dois suspeitos de matar vereadora do Psol Marielle Franco

Rio de Janeiro - Uma operação conjunta do Ministério Público e da Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu na madrugada de hoje (12) dois suspeitos de matar a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes em 14 de março de 2018. Ronie Lessa é policial militar reformado e Elcio Vieira de Queiroz foi expulso da Polícia Militar.

Segundo o Ministério Público, os dois foram denunciados depois de análises de diversas provas. Lessa teria sido o autor dos disparos de arma de fogo e Elcio, o condutor do veículo usado na execução.

De acordo com o MP, o crime foi planejado nos três meses que antecederam os assassinatos.

Operação - Além dos mandados de prisão, a chamada Operação Lume cumpre mandados de busca e apreensão em endereços dos dois acusados, para apreender documentos, telefones celulares, computadores, armas e acessórios.
  • Com informações da Agência Brasil
11.03
20:26

Câmara Municipal celebrará 167 anos da emancipação política de Mossoró, sexta

Sessão Solene terá conferência do historiador Olismar Lima e homenagens propostas por vereadores

A próxima sexta-feira (15) será um dia ainda mais especial para Mossoró, que completará 167 anos de emancipação política. Para celebrar a data, na qual, em 1852, o então povoado foi elevado a município, a Câmara Municipal realizará sessão solene, sexta-feira (15), às 9h, no plenário da Casa.

A cerimônia contará com conferência do historiador Olismar Lima e homenagens, propostas pelos 21 vereadores, a pessoas de diversos segmentos sociais, em reconhecimento simbólico ao trabalho de cada mossoroense, de nascimento e de adoção, em favor de Mossoró.

A solenidade faz parte do calendário oficial do Poder Legislativo e valoriza data fundamental no município. Foi em 15 de março de 1852, segundo historiadores, que foi sancionado o Decreto Provincial nº 246, ao desvincular Mossoró de Assu e dar-lhe autonomia política.

Na mesma data, foi criada a Câmara Municipal, sucedida da eleição de vereadores, Juiz de Paz e do vigário Antônio Joaquim como chefe do recém-criado município, na época, o 19º da província do Rio Grande do Norte, que hoje conta 167 municípios.

“Mossoró tem tradição de celebrar o 30 de Setembro (Abolição da Escravatura) como data magna municipal, mas, nos últimos anos, tem realçado também o 15 de Março para tornar mais vívida a nossa emancipação política”, diz a presidente da Câmara, Izabel Montenegro.

© 2009 Gutemberg Moura - A notícia com credibilidade. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Micael Melo