Enviar por e-mail





O Jornal O Globo divulgou, na coluna Panorama Político, assinada interinamente pelo jornalista Ilimar Franco, relatório do cientista político Antônio Lavareda analisou o comportamento dos eleitores do Rio Grande do Norte, para as eleições de 2010, a partir de uma pesquisa do DEM.

O que diz O Globo....

O peso de Lula

“O DEM fez pesquisa para avaliar a influência do presidente Lula em 2010. O cientista político Antonio Lavareda, analisando os dados coletados no Rio Grande do Norte, diz que não haverá alinhamento entre as eleições estadual e presidencial. Seu relatório reproduz depoimento síntese de um dos ouvidos: "Para presidente vou votar na candidata dele (Lula), nesta Dilma Ussefe (Rousseff), mas para governador vou votar na Rosalba Ciarlini, mesmo que ele apoie outra pessoa".

A lógica do voto nacional e do estadual

“A pesquisa do Ipespe foi encomendada a pedido do líder no Senado José Agripino (RN). O relatório de Lavareda diz: 1. "É evidente a aprovação do governo do presidente Lula"; 2. "(Lula) será uma das forças relevantes, que pode interferir na sucessão estadual"; 3. "O peso da avaliação do candidato (ao governo local), propriamente dito, se sobressai ao apoio do presidente"; 4. "O apoio de Lula na eleição para presidente terá repercussão muito maior do que para governador". A avaliação qualitativa foi feita porque a senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) tem 48% das intenções de voto para governador, em pesquisa Vox Populi”

" />